sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O que é um jogo de alto risco

Um jogo de alto risco é uma partida de futebol em que são necessárias medidas de segurança excecionais, em conformidade com a legislação e com determinados regulamentos específicos.
A nível nacional, as medidas a implementar são estabelecidas pela lei geral e regulamentação proveniente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Liga Profissional de Futebol (LPF).
A nível internacional, o enquadramento legislativo é estabelecido pela lei geral de cada país, leis e regulamentos comunitários no âmbito da União Europeia e federações nacionais dos respetivos países.
Na maior parte das vezes, este tipo de jogos é alvo de uma vigilância policial apertada, podendo até ser estabelecidas normativas especiais, relacionadas com diversos fatores de organização, como por exemplo: restrição de acessos, limitação de bilhetes emitidos, vigilância mais rigorosa no estádio e nas suas imediações, separação de adeptos das duas equipas, presença de forças policiais entre os adeptos, entre outros aspetos.

Que fatores contribuem para que um jogo seja considerado de alto risco

A importância do jogo em termos de competição

Normalmente trata-se de um jogo determinante para atribuição de um troféu ou até decisivo para o escalonamento das equipas numa determinada classificação. No entanto, há jogos que são sempre de alto risco mesmo que o resultado não seja determinante. Isto acontece porque há outros motivos para o alto risco.

A rivalidade existente nos dérbis

Os jogos entre equipas da mesma cidade ou região (dérbis) como por exemplo os desafios entre o AC Milan e o Inter; Manchester United e Manchester City; Roma e Lazio; Sevilha e Bétis, entre outros, são exemplos flagrantes de jogos de alto risco. Isto acontece porque não existem favoritos nas apostas e por existirem tradições de rivalidade desportiva. Muitas vezes, a esta animosidade juntam-se fatores de ordem social, uma vez que alguns clubes são tradicionalmente ligados a grupos sociais específicos.

Jogos entre equipas com claques de apoio reconhecidamente violentas

Todas as pessoas ligadas ao futebol sabem que há clubes cujas claques são reconhecidas internacionalmente pelo perigo que representam em relação à ordem pública. Muitas vezes, o consumo de álcool ou até de drogas entre esses membros provoca fatores de risco acrescido, tornando-se necessário a tomada de medidas verdadeiramente excecionais a rodear tais desafios.

Jogos entre equipas representativas de países com claras divergências políticas

Nesta situação específica encontram-se os clubes provenientes da antiga Jugoslávia, que continuam a alimentar profundas rivalidades entre si. Nestes casos, o futebol é muitas vezes encarado como um meio de expressar tais divergências, podendo um desafio redundar em confrontos muito violentos.

Fases de grande convulsão política e/ou social

Um exemplo desta situação aconteceu recentemente no Egito, na fase de transição que se seguiu à queda do regime político vigente. Nestes casos a ação das forças policiais torna-se especialmente difícil, pois os motivos de contestação são muito profundos e as rivalidades ao nível do futebol constituem apenas um pretexto para a violência.
Em jeito de conclusão, pode-se afirmar que os jogos de alto risco podem ocorrer por motivos intrínsecos ao futebol, como a importância decisiva de determinadas partidas, mas as mais graves ocorrências e os jogos que exigem um maior esforço de segurança são aqueles em que o futebol serve de palco a outros conflitos, mais ou menos latentes na sociedade.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A importância das claques no futebol

Atualmente, o futebol assume-se como o desporto mais praticado do globo e movimenta milhares de pessoas de todas as idades. Trata-se de uma assistência única que procura experienciar emoções fortes, assistir a bons espetáculos e, acima de tudo, torcer pela sua equipa do coração. Porém, dentro destes milhões de espetadores, existem grupos de adeptos, em menor número, que são mais efusivos e vivem as emoções de forma mais intensa: as claques de futebol. Conheça a importância das claques no futebol e saiba como é que elas apoiam os respetivos clubes.

Conceito, missão e importância

As claques definem-se como um conjunto de adeptos que acompanham e apoiam regularmente a sua equipa de eleição. Elas assistem aos jogos da equipa (fora e em casa) e revelam-se uma parte fundamental do clube. De facto, são durante os jogos que estas mais se manifestam, uma vez que apoiam o clube através de cânticos e materiais de índole diversa que incluem bandeiras, estandartes, diferentes instrumentos musicais, em especial de percussão, e cartazes com mensagens de apoio ao clube ou mesmo dirigidas aos dirigentes e restante massa adepta: do seu clube e do adversário. As claques apoiam incondicionalmente a equipa de forma permanente ao longo da partida nos momentos de maior e menor intensidade do jogo e é neste aspeto que reside a sua principal importância, pois são o principal motor de apoio à equipa, incentivando e arrastando a sua efusividade à restante massa adepta.

Alcance e influência

As claques são a principal face da massa apoiante e, de uma forma geral, procuram representar todos os adeptos. A sua  influência no futebol é tão grande que, por vezes, chega a influenciar as decisões da classe dirigente. Também é de realçar que a insatisfação das claques para com determinado treinador acaba muitas vezes por condicionar a sua saída do clube. Por outro lado, a sua simpatia por um jogador específico pode, em certos casos, levar o treinador a apostar nesse jogador e coloca-lo em ação e a sua entrada levanta a energia dos adeptos no estádio e, consequentemente, o ânimo da equipa no terreno.

Claques organizadas e não organizadas

As claques diferem umas das outras pelo seu vínculo oficial ou não oficial com o clube que apoiam. Existe um grande número de claques que não têm este vinculo e que, portanto, não são vistas pelo clube como claques oficiais. No entanto, estas claques acabam por possuir a mesma importância e influência que as oficializadas até porque muitas vezes chegam a reunir um maior número de membros. Por outro lado, os clubes que possuam claques deste tipo podem muitas vezes ser alvo de multas, uma vez que para a autoridade é mais fácil que cada claque esteja devidamente declarada de forma a ser identificada com uma maior facilidade.

Confrontos e polémica

Os membros das claques veem o clube como uma extensão de si próprios. Para eles faz parte do seu ser fazer parte daquela organização. Este facto desenvolve em cada membro um sentimento de maior diferença e menor identificação para com as claques e torcedores adversários. Assim, nos momentos de maior tensão e intensidade, dão-se muitas vezes confrontos verbais para com as claques adversárias.
Estes confrontos já passaram muitas vezes do plano verbal para o físico, criando disputas que levaram a feridos e mesmo a óbitos. Todos os confrontos registados pelas claques acabam invariavelmente por penalizar os clubes torcedores, em especial através da atribuição de multas pesadas. Já ocorreram também confrontos entre as claques e as forças de autoridade. No entanto, e apesar destas situações serem esporádicas, a claque - no seu sentido mais amplo - vai muito além destas situações, sendo que a sua presença nos estádios não deve ser conotada como violenta. Afinal de contas o seu objetivo principal é apoiar o clube.
No fundo, as claques de futebol vão muito mais além dos meros casos esporádicos de violência, uma vez que elas se assumem como o principal colorido de um estádio, revelando-se os verdadeiros promotores da verdadeira festa do futebol no seu estado mais puro. A sua dinâmica é parte essencial deste desporto e continuará a sê-lo enquanto o futebol for parte do contemporâneo social actual.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

As infraestruturas básicas de um bom clube de futebol

Um clube de futebol que está integrado nas mais exigentes competições nacionais e internacionais, necessita de infraestruturas modernas humanas e materiais. A variedade de recursos que estão ao dispor dos jogadores e responsáveis pelos clubes mais modernos podem resumir-se na listagem que se segue e que, para mais fácil leitura, se encontra dividida em duas áreas: recursos humanos e materiais. Assim, em geral, as infra estruturas de um clube de futebol envolvem:

Recursos Materiais

Estádio e campos de futebol adequados

O relvado tem de ser mantido nas melhores condições possíveis, com boa qualidade de relva e meios de tratamento adequados, de forma a garantir a utilização em toda a época nas melhores condições. O estádio deve incluir bancadas que respeitem todas as normas de segurança nas mais variadas competições e que alberguem um número de adeptos de acordo com a implantação do clube na região onde está sediado.

Academia e campos de treinos

Com os correspondentes recursos humanos necessário a uma eficaz formação de jogadores devem ser capazes de assegurar o trabalho eficaz do departamento de formação e também os treinos regulares da equipa principal; assim, devem incluir bons relvados e com todas as infraestruturas necessárias para o efeito.

Balneários e áreas de preparação física

Esta zona não deve limitar-se a dar conforto aos atletas que a utilizam mas deve servir também de forma eficaz todo o trabalho do departamento médico e de preparação física. Assim, deve estar equipado com todos os recursos tecnológicos relacionados com a manutenção da forma física dos jogadores bem como tratamentos de recuperação de lesões.

Instalações para a imprensa e sala de conferências

No futebol moderno é fundamental um bom relacionamento com a imprensa, pelo que estes profissionais devem ser acomodados com o melhor conforto possível.

Área de marketing e merchandising

Serviços comerciais, exploração de bares, restaurantes ou outros. Todos os clubes devem promover um bom relacionamento comercial com os associados pois eles constituem uma importante fonte de receitas.

Zona envolvente

A zona envolvente das instalações desportivas: parques de estacionamento, zonas de segurança protegida, acessos eficazes que garantam a comodidade e segurança dos espectadores.

Pavilhão polivalente e outras áreas para outros desportos

Todos os clubes modernos procuram ter um pavilhão polivalente para as modalidades amadoras e outras áreas comuns para a prática de outras modalidades desportivas. Por exemplo, a pista de atletismo e a piscina são espaços que podem ser usados nos treinos da equipa de futebol ou na recuperação física dos jogadores.

Sede social

Trata-se de um local onde os associados e/ou simpatizantes podem ser recebidos com comodidade e eficiência.

Serviços de segurança

É fundamental que um clube de futebol esteja devidamente preparado para a organização dos desafios em casa. Esse é um dos critérios de segurança mais importantes que deve estar sempre assegurado para que as pessoas se sintam à vontade nas deslocações a um estádio de futebol.

Serviço de transporte

É exigido a um clube um serviço de transporte capaz de organizar as deslocações da equipa em segurança.

Recursos humanos

Departamento técnico

O departamento técnico inclui o departamento de prospeção, observação, scouting e preparador físico. Normalmente, este departamento atua de acordo com as ambições e objetivos desportivos traçados pelo próprio clube.

Departamento médico e de fisioterapia

Este departamento deverá garantir eficazmente o tratamento de lesões dos atletas.

Serviço de psicologia e orientação

Esta é uma área fundamental, uma vez que garante o acompanhamento dos jogadores e os mantém motivados e focados ao longo dos vários períodos de uma época desportiva.

Departamento financeiro

O departamento financeiro, como o próprio nome indica, procura preservar a saúde financeira do clube.

Departamento jurídico

O departamento jurídico deverá ser capaz de administrar com eficácia todo o relacionamento do clube com as instâncias legais do futebol.

A administração de um clube de futebol deverá ser moderna e eficaz, capaz de gerir todos os recursos humanos e materiais supracitados. Só assim é que é possível conduzir o clube aos objetivos traçados, preferencialmente, à conquista de títulos e troféus.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

As condições ideais para lutar pela conquista de um título

No futebol atual, altamente competitivo e dependente do sucesso desportivo para alcançar o sucesso financeiro, a premência em alcançar títulos é a meta principal dos grandes clubes. Mas, afinal, quais as condições ideais para um clube chegar ao título? Saiba quais são ao conhecer a importância dos recursos humanos, das infraestruturas e da eficácia do dirigismo de cada clube.




Recursos humanos


Bom plantel


A equipa principal, os suplentes e os reservas devem constituir-se como um grupo de trabalho equilibrado em quantidade e qualidade; nenhum clube poderá alcançar títulos, nem que seja o favorito no mercado das apostas, se não tiver um conjunto de jogadores capazes de fazer a diferença perante os concorrentes.


Boa equipa técnica


O treinador principal, adjuntos e treinadores de guarda-redes terão de constituir uma equipa coesa e competente, capaz de transmitir aos jogadores a ambição e as competências essenciais para atingir os objectivos a que o clube se propõe.


Bom staff de apoio


A equipa médica, os psicólogos, nutricionistas, funcionários administrativos, roupeiros, entre outros, devem formar uma equipa de apoio que seja capaz de garantir um sustentáculo seguro ao bom desempenho do plantel.


Equipa de observação e de prospecção


Os observadores dos jogos dos adversários e os olheiros de jogadores a contratar são indispensáveis na preparação dos jogos e na procura dos reforços necessários para o plantel principal.


Adeptos


O grande número de adeptos, especialmente de associados. Para ganhar campeonatos é necessário um número de adeptos suficientes para apoiar a equipa e, ao mesmo tempo, contribuir para sustentar financeiramente o clube através da bilheteira, quotas e consumo de merchandising.


Equipa de marketing


A equipa de marketing deve ser eficaz, capaz de promover a imagem do clube e, ao mesmo tempo, gerar receitas através de campanhas de marketing competentes.


Infraestruturas


Estádio


Para lutar pelo título de campeão, é necessário que um clube tenha um estádio de boas dimensões, bom relvado e lotação considerável para proporcionar boas condições de trabalho aos jogadores e receber um número significativo de apoiantes. É o caso de clubes como o Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Bayern de Munique, entre outros colossos europeus.




Campos de treinos


Estes devem ser de boa qualidade para assegurar a preparação eficaz da equipa.


Ginásio e consultório médico


É fundamental encontrar ginásio e consultório médico nas instalações do clube a fim de manter a boa forma física do plantel.


Locais de atendimento aos associados e lojas de merchandising

Estes espaços garantem um bom serviço aos associados e são essenciais para a angariação de receitas e de apoios.


Centro de treinos

É preciso que o clube tenha capacidade de investimento na formação para que o clube não dependa de avultados e constantes investimentos em contratações.


Dirigismo

Os dirigentes de um clube de futebol devem ter um forte sentido empresarial mas também bons conhecimentos na gestão do futebol. Pretende-se que sejam capazes de criar estruturas de crescimento sustentado do clube e também que revelem capacidade de ação no plano desportivo, nomeadamente nas contratações de jogadores. Assim, de uma forma geral, devem reunir as seguintes competências:
  • Bom relacionamento com as estruturas dirigentes do futebol nacional, quer no plano organizativo das provas, quer de arbitragem.
  • Bom relacionamento com empresários de jogadores para que seja garantida a aquisição de reforços na medida das necessidades de rendimento desportivo da equipa.
  • Bom relacionamento com a Comunicação Social e dinamização da imagem do clube, essencial para angariação de adeptos e de apoios.
  • Facilidade no relacionamento com clubes e organizações estrangeiras como a FIFA para promover a imagem do clube.
  • Aptidão na obtenção de patrocínios e contratos de parceria, essenciais para a sobrevivência financeira e sucesso do clube.
  • Ter a capacidade de promover o equilíbrio financeiro e estabilidade económica a longo prazo, garantindo a sustentabilidade do projeto. Exige-se, dessa forma, um bom relacionamento com entidades financiadoras, nomeadamente instituições bancárias para acorrer prontamente a todas as necessidades de investimento.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Porque é que os clássicos são jogos especiais

O futebol é um desporto cheio de rivalidades e de disputas entre adeptos e simpatizantes à volta do tema da melhor equipa. Todas as equipas querem vencer todos os jogos, principalmente aqueles em que o sangue ferve mais: os clássicos.  Saiba porque é que os clássicos são jogos especiais e porque é que toda a gente os quer vencer.




Definição de um clássico de futebol

Um clássico de futebol é um jogo entre duas equipas históricas rivais. Para existir este tipo de encontro, é necessário que exista uma certa frequência de confrontos e de incertezas quanto ao vencedor do respetivo jogo. Normalmente, as equipas são apoiadas por uma grande massa adepta e já conquistaram vários títulos nacionais e internacionais.
No entanto, os clássicos não devem ser confundidos com os dérbys, dado que estes últimos, apesar de possuírem uma carga emocional muito forte, opõem equipas da mesma cidade. Existem situações específicas em que os dérbys coincidem com os clássicos, pois são jogos com tradição e história num determinado campeonato ou competição.


Os clássicos são jogos diferentes dos demais

Quando se realiza um clássico de futebol, as equipas estão sempre motivadas em vencer os seus rivais. Geralmente, os estádios enchem e os jogadores ficam entusiasmados com a possibilidade de jogar um encontro que fica sempre gravado na memória de todos os adeptos. A importância deste jogo repercute-se na comunicação social e é por isso que ninguém o quer perder.


Expectativa dos adeptos e/ou simpatizantes

Os adeptos e simpatizantes de futebol são pessoas devotas aos seus clubes e atentas aos seus resultados e notícias e, por causa disso, querem que a sua equipa vença sempre a formação rival. Eles imaginam que vão falar no dia seguinte se a sua equipa vencer a rival e querem de todas as formas que isso acontece, nem que seja no último segundo de jogo. Afinal de contas, os clássicos de futebol dão um toque especial e contribuem para a essência deste espectáculo desportivo único. É por isso que os adeptos e simpatizantes aguardam com tanta expectativa a chegada destes jogos.


Os clássicos de futebol são jogos muito difíceis e disputados

Os clássicos de futebol são jogos muito difíceis e disputados e poucas vezes resultam em goleada ou numa supremacia evidente de uma equipa sobre a outra. Geralmente, é um jogo muito  táctico, com muitas faltas e muita disputa a meio-campo pela posse de bola. Isto acontece porque todos os jogadores sabem o quanto é importante para eles e para os seus adeptos vencer aquele jogo. É por isso que a maior parte das partidas são dramáticas e muito disputadas e com poucas oportunidades de golo.


Os clássicos de futebol são jogos decisivos

Normalmente, pela tradição e pela competência das equipas que estão a disputar os principais campeonatos de futebol, os clássicos passam a ter a designação de partidas decisivas. Podem tratar-se de jogos a eliminar ou na disputa de um título e, nessa competição, todos os pontos podem ser muito importantes. Existem determinadas situações em que os clubes são tão iguais que terminam os respectivos campeonatos com os mesmos pontos e o que os separa são os confrontos entre eles. É muito importante vencer um rival para motivar e moralizar todos os envolvidos e para ganhar vantagem na classificação final  em caso de empate de pontos.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Como apostar nos jogos de futebol mais importantes

Os jogos de futebol são realmente imprevisíveis, pois nem sempre o favorito ganha os seus jogos nem que se trate de uma partida decisiva. Por vezes, as equipas de menor expressão vencem os jogos mais importantes e conseguem conquistar algo que iria contra todas as previsões. Nesse sentido, saiba como apostar nos jogos de futebol mais importantes e coloque as surpresas de lado.




Conheça as equipas


Todo o apostador deve conhecer as equipas que se vão defrontar, principalmente a equipa onde tenciona apostar o seu dinheiro. Para isso, deve assistir a todos os jogos realizados, ler revistas e jornais e manter-se a par dos trabalhos diários que são realizados no seio do grupo. Dessa maneira, saberá como é que o treinador e os jogadores se estão a preparar para os jogos mais importantes da competição. Este tipo de conhecimento facilita a vida do apostador, pois obriga-o a conhecer ao detalhe a equipa onde vai apostar, o que faz com que a sua aposta seja mais segura.


Não aposte na sua equipa predilecta


Por vezes, o apostador deseja tanto que a sua equipa preferida vença que acaba por apostar dinheiro nela. No entanto, não o deve fazer, porque ela poderá não estar tão bem quanto parece. Os sentimentos não são bons conselheiros nas apostas desportivas, pois retiram o discernimento, a concentração e a visão necessária para os apostadores obterem lucro com as suas apostas. Os apostadores devem investir sempre em apostas que lhe garantam retorno, nem que estas sejam contra o seu clube do coração.


Analise o factor casa


Todos os que acompanham o futebol sabem que o fator casa pode ser determinante para encontrar o vencedor de um jogo. O carinho, o apoio e o calor que vem das bancadas dos adeptos da casa pode ser uma fonte de inspiração e um estímulo muito grande para os atletas que jogam em casa e isso pode aproximá-los da vitória.


Observe as estatísticas das equipas


Todos os apostadores devem observar as estatísticas das equipas que se vão defrontar. É preciso ter conhecimento das equipas que mais venceram em casa e fora de portas, qual a equipa que tem melhores resultados nos jogos mais importantes, como os derbs ou clássicos, qual a que tem a melhor defesa e o melhor ataque, ver se existem jogadores lesionados ou castigados e todo o tipo de informação que possa auxiliar o apostador a acertar no vencedor do jogo. Todos estes factores interferem directamente no resultado final de uma partida de futebol.


Avalie as condições de tempo

O tempo chuvoso pode atrapalhar o desenrolar de um bom jogo de futebol. Normalmente, os jogadores mais habilidosos e tecnicistas ficam mais condicionados e isso pode impedir o sucesso do apostador. Dessa forma, verifique as condições climatéricas que se vão sentir no dia do jogo para que a sua aposta tenha maiores probabilidades de vitória.


Aprecie as condições do relvado

Existem relvados que impedem a prática de bom futebol. Geralmente, estes campos fazem com que os jogos fiquem amarrados, dificultando as jogadas de golo. Os relvados em bom estado são garantia de espectáculo  principalmente entre duas grandes equipas. O apostador deve estar sempre atento ao local das partidas e às condições dos relvados em que tais partidas serão realizadas.


Aposte nos empates

Normalmente, nos jogos mais importantes, as equipas estão muito bem preparadas e as suas forças equivalem-se. Tratam-se de jogos muito difíceis e disputados e, na maioria das vezes, os golos demoram a acontecer. Por vezes, uma aposta no empate pode ser a melhor solução. Nestes jogos, as equipas querem vencer e pensam em não sofrer golos, o que as pode conduzir a um empate.
Todos os apostadores devem avaliar todas as circunstâncias que estão ao redor das partidas, uma vez que isso os vai aproximar do respectivo vencedor do encontro. Os seus prognósticos não devem contar apenas com a sorte, pois as partidas importantes são decididas nos pequenos detalhes.


quinta-feira, 14 de março de 2013

As aspirações de uma equipa de futebol

Será o Futebol um jogo apenas de sorte? Ou a lógica, o raciocínio, a análise podem imperar e trazer inúmeros resultados? Será que o jogo, à semelhança das apostas que são feitas no desporto, é decidido pela bola que bate na barra e não entra ou é todo o estudo do adversário, o entendimento do jogo, a adaptação constante que mais promove o sucesso?

Como ganhar então? Ganha-se apenas por possuir um sem fim de extraordinários executantes numa equipa ou através dos treinos, do estudo, da táctica, da disposição dos jogadores no terreno é possível atingir determinada meta?

São sem dúvida questões pertinentes mas na maioria dos casos o sucesso é atingido através do esforço, da superação, da resiliência, do saber. A sorte vem por acréscimo. Quem mais ganha é quem mais é capaz de perceber o Futebol. 



As aspirações de uma equipa de futebol

De antemão é necessário estabelecer objectivos, metas, patamares a atingir. Estes poderão ser factores utilizados para motivar os elementos da equipa ainda mais. Mas de forma a saber quais as aspirações de uma equipa é necessário saber qual é a “matéria- prima” que se tem em mão. Qual a qualidade da equipa, o nível desta. É necessário saber quais as condições de trabalho, o material disponível para promover uma evolução. Um bom “staff” será também de grande ajuda. E, de acordo com os treinos e com a evolução da equipa, as metas e as aspirações podem vir a ser alteradas ao longo de uma temporada.

No início de época, o staff técnico conversa com a direcção e todos definem os objectivos para a equipa nesse ano. A maioria das equipas deverá ter os pés bem assentes no chão, mas nunca deverá deixar de sonhar, pois nunca se parte com o espírito de derrota para um jogo. Afinal são 11 contra 11…e como se sabe no fim não vence sempre a Alemanha! As surpresas acontecem!        


Motivação e superação

Como foi referido, as aspirações de uma equipa poderão ser uma base forte de motivação de uma equipa. É necessário lembrar (ou relembrar) que uma equipa não é mais que um conjunto de homens (ou mulheres). São seres humanos. São pessoas que se movem e actuam diferentemente caso a motivação esteja em alta ou pelo contrário uma autêntica lástima. A psicologia passou a ter um papel forte e importantíssimo no desporto e em particular no Futebol. Essa motivação pode ser fornecida por sentimentos, pessoas, dinheiro, sucesso. E este sucesso pode advir das aspirações da equipa.


Três tipos de aspirações

  1. Uma equipa que à partida jogue para ganhar, para ser campeã, terá sempre de ter uma motivação elevada. O seu estilo de jogo terá de será demolidor porque terão que manter o estatuto de favoritos. A aspiração de ganhar irá influenciar sobremaneira a forma de jogar (intensidade forte, maior posse de bola, maior número de oportunidades de golo). No entanto existe um contra: nunca desvalorizar os adversários. Este poderá ser um erro fatal;
  2. Imagine-se agora uma equipa que lute para não descer, que à partida não será favorita na maioria dos jogos. Poucas aspirações, motivação baixa. Qual será o estilo de jogo a adoptar? Tentar defender bem (à partida com uma defesa baixa) e explorar o contra ataque de forma a fazer os pontos que garantam a manutenção. Caso as derrotas apareçam os jogadores sentir-se-ão defraudados e isso reflectir se-á no terreno de jogo no decorrer das partidas;
  3. Por fim tem-se o exemplo de uma equipa que não será favorita mas que vai ganhando os seus jogos aparecendo no fim na luta por algo mais. Os objectivos aspirações vão sendo alterados no decorrer da época (mesmo que esta não seja a mensagem divulgada na imprensa) e o estilo de jogo irá sendo mais fluído, mais leve (ex. SC Braga e mesmo o SportingCP). A equipa tornar-se-á mais forte mentalmente e em termos físico-tácticos.
Pode ser dito que as aspirações intervêm de forma intensiva e constante na mente dos jogadores e consequentemente na forma de jogar da equipa. É necessário saber motivar e saber transmitir as aspirações no tempo devido, na altura correta. Esta é apenas mais uma vertente na beleza do Futebol!

sexta-feira, 1 de março de 2013

Os clubes apurados para os Quartos de Final da Liga Europa 2012/2013

A Liga Europa é a segunda competição de clubes mais importante do futebol europeu. Os Quartos de Final desta edição, apresentam três equipas inglesas que, à partida, são consideradas por muitos analistas como as principais favoritas. No entanto, a verdade é que estão presentes também equipas de grande valor, como a do SL Benfica ou a da Lázio de Roma, também potenciais candidatas à vitória.
Conheça as oito equipas apuradas (estão ordenadas por ordem alfabética), o seu percurso e os principais argumentos de cada uma delas.


FC Basel

O Basileia foi uma das equipas que eliminou o Sporting CP na Fase de Grupos da Liga Europa, tendo terminado atrás do KRC Genk, da Bélgica. Depois, venceu o FC Dnipro da Ucrânia e o FC Zenit, da Rússia, equipas teoricamente mais fortes. A equipa suíça é assim a “outsider” deste lote de equipas que se encontram nos Quartos de Final. Contudo, isso pode funcionar como um fator positivo, uma vez que não sofrerá qualquer pressão em termos de resultados. Esse estatuto pode acarretar algum efeito surpresa; no entanto, não se esperam grandes “feitos” da equipa transalpina.




SL Benfica

A equipa portuguesa veio da Liga dos Campeões, de onde foi afastada pelo FC Barcelona e Celtic FC. Nos 16 Avos de Final eliminou os alemães do Bayer Leverkusen e nos Oitavos de Final venceu o Bordéus, de França. Os seus maiores trunfos são: um treinador corajoso e muito experiente (Jorge Jesus), assim como um médio que se tem revelado fulcral na dinâmica da equipa: Matic. Destaque ainda para o poder ofensivo, com Cardozo e Lima, bem servidos por Ola John e Sálvio.





Chelsea FC

A equipa do Chelsea FC dispensa apresentações, pois é a atual detentora da Champions League, competição de onde provém, afastada pela Juventus FC e pelo FC Shakhtar Donetsk. Os ingleses já deixaram pelo caminho o AC Sparta Prague e o FC Steaua București e não prometem ficar por aqui. O seu estatuto de campeão europeu faz deste clube um dos maiores favoritos à conquista da Liga Europa. Para o conseguirem, os londrinos têm uma equipa carregada de estrelas como Ramirez, Lampard, Mata e Torres.





Fenerbahçe SK


A presença da equipa turca nesta fase da prova pode aparentar alguma surpresa, mas se for analisado apenas o seu percurso, pode-se comprovar todo o seu mérito. No seu grupo, superiorizou-se a equipas como o Borussia Mönchengladbach e Marselha. Depois eliminou o FC BATE Borisov, da Bielorrússia e o FC Viktoria Plzeň, da República Checa.
O Fenerbahçe, como todas as equipas turcas conta com um público temível no apoio constante e ativo à equipa. Aliado a este aspeto, podemos contar com a imensa combatividade dos seus jogadores. O seu jogo é muito físico; não contando com estrelas de renome, tem um jogo coletivo muito poderoso.




SS Lazio


A Lazio, de Roma, é também uma das principais candidatas à conquista do troféu. Na Fase de Grupos, ficou à frente de equipas como o Tottenham Hotspur FC e Panathinaikos FC. Posteriormente, eliminou as poderosas formações alemãs do Borussia Mönchengladbach e do Estugarda. O seu jogo assenta numa equipa muito equilibrada, com jogadores de inegável qualidade como Candreva, Ladesma e Stefan Radu.



Newcastle United FC


O Newcastle é, talvez, a equipa inglesa menos poderosa nesta fase da Liga Europa. Classificou-se em segundo lugar na Fase de Grupos, atrás dos franceses do Bordéus e à frente dos portugueses do CS Marítimo. Depois, deixou pelo caminho o Metalist, da Ucrânia e o Anzhi, da Rússia. O comportamento do Newcastle tem sido algo dececionante nesta época; a nível interno encontra-se na segunda metade da classificação da Liga Inglesa. Os seus maiores trunfos para conquistar a Liga Europa são alguns jogadores de qualidade indiscutível, como o senegalês Papis Cissé, o costa-marfinense Tioté ou o inglês Steven Taylor.




FC Rubin Kazan

Mau grado o grande investimento financeiro, as equipas russas, como é este caso, não têm conseguido afirmar-se internacionalmente. No entanto, o Rubin Kazan pode, nesta competição, contrariar essa tendência. Venceu o seu grupo com alguma facilidade, à frente de equipas como o poderoso Inter de Milão e o Partizan de Belgrado. Depois, eliminou o atual detentor do troféu, Atlético de Madrid e o Levante, de Espanha. As suas mais-valias são os irmãos Eremenko e o venezuelano Salomón Rondon.





Tottenham Hotspur FC

A equipa londrina é considerada por muitos analistas como a principal candidata à conquista do troféu. Já deixou pelo caminho adversários poderosos como o Lyon, de França e o Inter de Milão, de Itália. O investimento feito nesta época foi considerável e a nível interno não tem conseguido chegar ao topo; esta competição é, sem dúvida, a melhor oportunidade para compensar esse relativo fracasso. Para isso conta com dois trunfos notáveis: um treinador ambicioso e com grande dinâmica na leitura de jogo (o português André Vilas Boas) e um jogador de alta qualidade: o galês Gareth Bale, bem secundado por atletas como Defoe ou Lennon.



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como se tornar no próximo Cristiano Ronaldo

O sonho de vários jovens é de se tornarem futebolistas. De jogar nos grandes palcos do futebol profissional, porém, a triste realidade, é que muitas vezes no desporto não se trata apenas de vontade e motivação que nos garantem a concretização. Muitos jogadores ao nível amador têm vontade de jogar profissionalmente, mas muito poucos são os que estão dispostos a dedicar-se o número de horas difíceis e do compromisso com a aprendizagem do jogo e melhorar suas habilidades.
Para se tornar um jogador profissional não será tão acessível como é o pensamento geral da população. Contudo, se isso é o objectivo, estas adversidades irão motivar e inspirar. A maioria dos jogadores querem o caminho mais fácil, aguardando que tudo seja simples e de alcance imediato. Ao longo de todo o percurso, o apoio da família, amigos e colegas torna-se um requisito obrigatório.




Quais os passos a seguir

  • Em primeiro lugar o jovem precisará de se tornar um profundo conhecedor dos fundamentos do jogo. As técnicas básicas do futebol, dribles, controle de bola, passe, recepção, tudo deve ser aperfeiçoado e melhorado com base em treinos regulares. Não importa quão bom alguém pode estar numa certa habilidade, porque é essencial melhorar e se tornar o melhor em todas elas. E aqui reside a beleza do futebol!
  • Se você é sério sobre como fazer isso para o nível superior é necessário estar trabalhando em suas técnicas básicas a cada dia. Os melhores jogadores são os mestres das técnicas básicas e por causa de todas as horas que eles colocaram em prática, eles estão confiantes e capazes de executar o direito desempenha cada vez que a bola está aos seus pés.
  • Em seguida e continuando na perspectiva do que o futuro jogador poderá fazer pelos seus próprios meios, é conveniente que se desenvolva fisicamente. Tornar-se mais rápido, mais forte, mais resistente, flexível e explosivo. Tudo isto contribuirá para chamar a atenção quando estiver a ser observado.
  • Além disso, precisa obter uma global compreensão do jogo e desenvolver a inteligência táctica. Para se jogar o jogo, temos de compreender o jogo. Torne-se num estudante do jogo, assistindo a vídeos e lendo livros, por exemplo. Quanto mais informado, maiores são as possibilidades que terá de se tornar um jogador de futebol profissional.
  • Depois de ter desenvolvido suas habilidades no campo e fora dele, e no actual mundo competitivo do futebol, o jovem terá de começar a pensar em maneiras de conseguir entrar numa academia, caso viva numa cidade com clubes que já possuam dimensão para terem um centro para jovens, ou então ingressar num clube da cidade/vila/freguesia onde residir, o que pode causar alguns entraves. E quanto mais cedo melhor e maior será a probabilidade de o jogador se tornar no profissional que deseja.
  • No entanto, e caso a visibilidade dos seus jogos e da equipa ser pouca, o jogador tem possibilidades mais criativas como gravar alguns dos seus jogos de futebol fazer uma compilação das suas melhores jogadas e intervenções. Um vídeo que mostre a sua vasta gama de habilidades, atacando e defendendo, habilidades técnicas, aptidão física, habilidades de comunicação e trabalho em equipa, bem como autoconfiança e entrega. 
  • Com a tecnologia e com a sociedade global, nos dias que correm pode inclusivamente enviar uma carta solicitando determinado clube para efectuar um teste onde lhe permitam demonstrar capacidades e qualidades, explicando e justificando o motivo pelo qual será útil na equipa caso lhe seja dada a oportunidade. Diga-lhes que é um jogador de futebol dedicado apaixonado por futebol e mais do que capaz de jogar ao mais alto nível. Se não obtiver qualquer resposta, não fique frustrado. É tudo uma questão de persistência. A rejeição e capacidade de lidar com ela, faz parte do jogo e se estiver verdadeiramente motivado e concentrado nos seus objectivos isto fará de si um jogador mais forte e com personalidade capaz de ultrapassar desafios futuros. Fique determinado e um dia seu sonho se torne realidade.


Para se tornar um jogador de futebol profissional é fundamental muito trabalho e dedicação. Se pretender jogar futebol profissional, você deve realmente querer isso.