quinta-feira, 14 de março de 2013

As aspirações de uma equipa de futebol

Será o Futebol um jogo apenas de sorte? Ou a lógica, o raciocínio, a análise podem imperar e trazer inúmeros resultados? Será que o jogo, à semelhança das apostas que são feitas no desporto, é decidido pela bola que bate na barra e não entra ou é todo o estudo do adversário, o entendimento do jogo, a adaptação constante que mais promove o sucesso?

Como ganhar então? Ganha-se apenas por possuir um sem fim de extraordinários executantes numa equipa ou através dos treinos, do estudo, da táctica, da disposição dos jogadores no terreno é possível atingir determinada meta?

São sem dúvida questões pertinentes mas na maioria dos casos o sucesso é atingido através do esforço, da superação, da resiliência, do saber. A sorte vem por acréscimo. Quem mais ganha é quem mais é capaz de perceber o Futebol. 



As aspirações de uma equipa de futebol

De antemão é necessário estabelecer objectivos, metas, patamares a atingir. Estes poderão ser factores utilizados para motivar os elementos da equipa ainda mais. Mas de forma a saber quais as aspirações de uma equipa é necessário saber qual é a “matéria- prima” que se tem em mão. Qual a qualidade da equipa, o nível desta. É necessário saber quais as condições de trabalho, o material disponível para promover uma evolução. Um bom “staff” será também de grande ajuda. E, de acordo com os treinos e com a evolução da equipa, as metas e as aspirações podem vir a ser alteradas ao longo de uma temporada.

No início de época, o staff técnico conversa com a direcção e todos definem os objectivos para a equipa nesse ano. A maioria das equipas deverá ter os pés bem assentes no chão, mas nunca deverá deixar de sonhar, pois nunca se parte com o espírito de derrota para um jogo. Afinal são 11 contra 11…e como se sabe no fim não vence sempre a Alemanha! As surpresas acontecem!        


Motivação e superação

Como foi referido, as aspirações de uma equipa poderão ser uma base forte de motivação de uma equipa. É necessário lembrar (ou relembrar) que uma equipa não é mais que um conjunto de homens (ou mulheres). São seres humanos. São pessoas que se movem e actuam diferentemente caso a motivação esteja em alta ou pelo contrário uma autêntica lástima. A psicologia passou a ter um papel forte e importantíssimo no desporto e em particular no Futebol. Essa motivação pode ser fornecida por sentimentos, pessoas, dinheiro, sucesso. E este sucesso pode advir das aspirações da equipa.


Três tipos de aspirações

  1. Uma equipa que à partida jogue para ganhar, para ser campeã, terá sempre de ter uma motivação elevada. O seu estilo de jogo terá de será demolidor porque terão que manter o estatuto de favoritos. A aspiração de ganhar irá influenciar sobremaneira a forma de jogar (intensidade forte, maior posse de bola, maior número de oportunidades de golo). No entanto existe um contra: nunca desvalorizar os adversários. Este poderá ser um erro fatal;
  2. Imagine-se agora uma equipa que lute para não descer, que à partida não será favorita na maioria dos jogos. Poucas aspirações, motivação baixa. Qual será o estilo de jogo a adoptar? Tentar defender bem (à partida com uma defesa baixa) e explorar o contra ataque de forma a fazer os pontos que garantam a manutenção. Caso as derrotas apareçam os jogadores sentir-se-ão defraudados e isso reflectir se-á no terreno de jogo no decorrer das partidas;
  3. Por fim tem-se o exemplo de uma equipa que não será favorita mas que vai ganhando os seus jogos aparecendo no fim na luta por algo mais. Os objectivos aspirações vão sendo alterados no decorrer da época (mesmo que esta não seja a mensagem divulgada na imprensa) e o estilo de jogo irá sendo mais fluído, mais leve (ex. SC Braga e mesmo o SportingCP). A equipa tornar-se-á mais forte mentalmente e em termos físico-tácticos.
Pode ser dito que as aspirações intervêm de forma intensiva e constante na mente dos jogadores e consequentemente na forma de jogar da equipa. É necessário saber motivar e saber transmitir as aspirações no tempo devido, na altura correta. Esta é apenas mais uma vertente na beleza do Futebol!

Sem comentários:

Enviar um comentário