Porque é que os clássicos são jogos especiais
O futebol é um desporto cheio de rivalidades e de disputas entre adeptos e simpatizantes à volta do tema da melhor equipa. Todas as equipas querem vencer todos os jogos, principalmente aqueles em que o sangue ferve mais: os clássicos. Saiba porque é que os clássicos são jogos especiais e porque é que toda a gente os quer vencer.
Definição de um clássico de futebol
Um clássico de futebol é um jogo entre duas equipas históricas rivais. Para existir este tipo de encontro, é necessário que exista uma certa frequência de confrontos e de incertezas quanto ao vencedor do respetivo jogo. Normalmente, as equipas são apoiadas por uma grande massa adepta e já conquistaram vários títulos nacionais e internacionais.
No entanto, os clássicos não devem ser confundidos com os dérbys, dado que estes últimos, apesar de possuírem uma carga emocional muito forte, opõem equipas da mesma cidade. Existem situações específicas em que os dérbys coincidem com os clássicos, pois são jogos com tradição e história num determinado campeonato ou competição.
Os clássicos são jogos diferentes dos demais
Quando se realiza um clássico de futebol, as equipas estão sempre motivadas em vencer os seus rivais. Geralmente, os estádios enchem e os jogadores ficam entusiasmados com a possibilidade de jogar um encontro que fica sempre gravado na memória de todos os adeptos. A importância deste jogo repercute-se na comunicação social e é por isso que ninguém o quer perder.
Expectativa dos adeptos e/ou simpatizantes
Os adeptos e simpatizantes de futebol são pessoas devotas aos seus clubes e atentas aos seus resultados e notícias e, por causa disso, querem que a sua equipa vença sempre a formação rival. Eles imaginam que vão falar no dia seguinte se a sua equipa vencer a rival e querem de todas as formas que isso acontece, nem que seja no último segundo de jogo. Afinal de contas, os clássicos de futebol dão um toque especial e contribuem para a essência deste espectáculo desportivo único. É por isso que os adeptos e simpatizantes aguardam com tanta expectativa a chegada destes jogos.
Os clássicos de futebol são jogos muito difíceis e disputados
Os clássicos de futebol são jogos muito difíceis e disputados e poucas vezes resultam em goleada ou numa supremacia evidente de uma equipa sobre a outra. Geralmente, é um jogo muito táctico, com muitas faltas e muita disputa a meio-campo pela posse de bola. Isto acontece porque todos os jogadores sabem o quanto é importante para eles e para os seus adeptos vencer aquele jogo. É por isso que a maior parte das partidas são dramáticas e muito disputadas e com poucas oportunidades de golo.
Os clássicos de futebol são jogos decisivos
Normalmente, pela tradição e pela competência das equipas que estão a disputar os principais campeonatos de futebol, os clássicos passam a ter a designação de partidas decisivas. Podem tratar-se de jogos a eliminar ou na disputa de um título e, nessa competição, todos os pontos podem ser muito importantes. Existem determinadas situações em que os clubes são tão iguais que terminam os respectivos campeonatos com os mesmos pontos e o que os separa são os confrontos entre eles. É muito importante vencer um rival para motivar e moralizar todos os envolvidos e para ganhar vantagem na classificação final em caso de empate de pontos.
Sem comentários:
Enviar um comentário