terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Como recuperar a forma física de um jogador de futebol

Por vezes, um jogador de futebol vê-se em situações onde a sua forma física pode não ser a melhor e tal deve-se a inúmeras situações como por exemplo excesso de jogos, lesões prolongadas, problemas disciplinares e até problemas de âmbito pessoal. O regresso à competição após lesão ou a recuperação para o jogo seguinte quando este acontece num curto espaço de tempo passa por um processo que irá envolver exercícios específicos para ajudar a recuperar o aspeto físico do jogador, esse processo demora tempo e exige um esforço grande por parte do mesmo. Para além da componente física, há que também ter em conta alguns exercícios que ajudem também a parte psicológica, fundamental para qualquer boa recuperação física principalmente após um resultado menos positivo.

Que tipo de exercícios tem que um jogador cumprir para recuperar a sua forma física

De modo a recuperar a boa forma física, um jogador tem de obedecer a uma programa que envolve não só a prática de exercício físico, como também a preparação emocional e psicológica, um estilo de vida saudável sem vícios como fumar ou atividades noturnas e uma alimentação equilibrada com a inclusão de alimentos com pouca gordura e sal serão também aliados importantes. Entre os exercícios físicos que um jogador pode realizar encontramos por exemplo:

· Exercícios em água

Servem para devolver até 85% da potência muscular do jogador. O descanso e alongamentos feitos dentro de água relaxam os músculos e o sistema nervoso e ajudam a uma recuperação mais rápida principalmente quando um jogador tem um excesso de jogos num curto espaço de tempo.

· Exercício para os joelhos

Esta parte do corpo é bastante sensível para os jogadores de futebol. Os exercícios aqui realizados passam pela flexão dos joelhos para melhorar os músculos do mesmo e também da coxa, pelos agachamentos que ajudam a fortalecer as pernas para as corridas e também pelas elevações que ajudam os jogadores no salto para cabecear a bola. Para recuperar também a força das pernas é também utilizada, de forma progressiva, a elevação com alteres.

· Corridas

Para recuperar a boa forma, principalmente após lesões prolongadas, as corridas são um exercício fundamental. Recomendam-se que sejam frequentes e podem ser feitas durante os habituais treinos no exterior mas podem também ser feitas em pista coberta.

· Crioterapia

Utiliza o frio para provocar o relaxamento muscular e deve ser feita entre 20 a 40 minutos em cada zona do corpo. É uma técnica muito utilizada quando o calor não é eficaz e em períodos de recuperação bastantes curtos entre os jogos como por exemplo acontece no campeonato inglês onde o período de recuperação para alguns jogos é de 48 horas.

· Abdominais

São feitos regularmente mas quando um jogador enfrentou um longo período de paragem tornam-se extremamente importantes para recuperar a resistência e ganhar uma melhor capacidade e controlo da respiração. Isto é importante até porque a grande maioria das corridas no futebol é feita sem bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário