segunda-feira, 11 de agosto de 2014

As principais funções de um presidente de um clube de futebol

Existem inúmeras definições sobre o que é a liderança e como um presidente a pode exercer e ser encarado como um líder. No entanto, a liderança pode ser exercida dentro de uma associação/empresa/clube que é constituída por um grupo de pessoas com determinadas responsabilidades, mas também pode ser exercida por alguém, nomeado ou não, com vista à obtenção de determinados objetivos comuns específicos. Neste sentido, sendo um clube de futebol encarado como uma associação, o seu presidente terá de ser o seu líder, pois é a ele que os restantes funcionários do clube (treinadores, jogadores e adeptos ou simpatizantes) se dirigem quando pretendem resolver assuntos relacionados com o clube.
 O presente artigo pretende dar a conhecer as principais funções de um presidente de um clube de futebol, bem como indicar como este se deve relacionar com os treinadores, jogadores e comunicação social.

1. Apoiar o trabalho da equipa técnica

Para exercer esta função da forma mais correta e eficaz, o presidente de um clube de futebol deve procurar acompanhar, estimular, orientar e apoiar o trabalho dos seus treinadores e dos seus jogadores, com idas regulares ao local de trabalho destes, neste caso o campo de treinos de futebol. Este tipo de função permite que o presidente do clube de futebol estabeleça uma relação de maior proximidade com a sua equipa de trabalho.

2. Avaliar o desempenho dos funcionários do clube

Esta função permite ao presidente do clube de futebol analisar o desempenho quer dos seus treinadores, quer dos seus jogadores nas suas respetivas funções. Para tal, deve procurar criar um ambiente de diálogo com a sua equipa, para que se possa proceder à correção e redefinição dos objetivos propostos inicialmente, se necessário.

3. Cumprir com os deveres do clube

Deveres para com o clube, obrigações profissionais, atividades desportivas e culturais. O presidente de um clube deve procurar alcançar um equilíbrio entre o que são os seus deveres e as obrigações profissionais para com o clube, e a prática de atividades desportivas e culturais. Sendo presidente de um clube de futebol, deve também motivar e estimular a prática de outras modalidades desportivas, para que desta forma consiga atrair outro tipo de massa associativa ao clube, isto é, pessoas interessadas em assistir a outras modalidades desportivas.

4. Instituir um gabinete de comunicação eficaz

O presidente de um clube de futebol deve exercer um controlo sobre os seus treinadores, jogadores e comunicação social, no sentido de os alertar para que certos comentários, opiniões e atitudes podem denegrir a imagem de um clube de futebol.

5. Estabelecer um clima de diálogo entre todas as partes

A forma como um presidente de um clube de futebol se relaciona com os seus liderados (treinadores, jogadores e comunicação social) é de extrema importância para as funções que desempenha. Este deve procurar criar um clima de diálogo entre estas diferentes partes, deve exigir delas o que tiver de exigir com vista a obtenção dos objetivos propostos inicialmente para o clube de futebol, da forma mais eficiente e humana possível, para que em conjunto todas as partes envolvidas atinjam os seus objetivos e potencial, alcançando desta forma os resultados pretendidos para o clube de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário