sexta-feira, 22 de agosto de 2014

As principais rotinas diárias que se podem encontrar numa academia de treinos

Não há vitórias sem esforços, por trás de grandes campeões há uma história de muita determinação, muito comprometimento e muito treino para, enfim, chegar ao resultado tão esperado: a vitória. Assim como um pianista precisa de horas e horas de treinos diários para tocar uma música lindamente, o desportista ou mesmo quem apenas curte o ginásio para ter um corpo definido também precisa de dedicação e muita força de vontade.
Para quem não gosta muito de rotinas, a vida de desportista não é muito atraente porque todos os dias os jogadores são obrigados a treinar e a cumprir com exercícios físicos específicos para ficarem em forma. Numa academia de treinos é possível encontrar as seguintes rotinas listadas abaixo:

1. Ter horários próprios para treinar

Não é possível numa academia de treino ter flexibilidade de horário para iniciar os treinos e sua duração, uma vez que é preciso comprometimento com aquilo que se faz. Por isso, o cumprimento dos horários é imprescindível tanto na chegada, quanto ao tempo estabelecido para estar em atividade. Também é de lembrar que o excesso pode trazer desgaste ao físico e a falta ou o exercício mal feito pode comprometer a resistência não conseguindo chegar ao que se almeja.

2. Fazer alongamentos

É Imprescindível fazer todos os alongamentos antes de começar as atividades físicas. Alongar antes de começar as atividades é preparar o corpo deixando o músculo relaxado, mais flexível, evitando assim, qualquer possibilidade de lesão nos músculos durante o treino.

3. Realizar bons aquecimentos

Essa etapa vai começar aquecer seu corpo de uma forma mais leve para um exercício posteriormente mais forte, mais pesado, seria um preparo para a atividade mais intensa e essa etapa também é importante para evitar as lesões vez que aumenta a amplitude do movimento. Geralmente os aquecimentos são feitos na esteira, corrida ou caminhada, em pedaladas na bicicleta, exercícios aeróbicos durando no máximo até 20 minutos.

4. Fazer exercícios físicos por grupos musculares

A academia mantem uma atividade rotineira dos exercícios feitos e essa rotina dependerá de quantas vezes a pessoa vai para a academia durante a semana. Não é recomendável ir todos os dias, pois é necessário um dia de descanso e de relaxamento total do corpo e em seguida começar tudo de novo.
Os exercícios são divididos por músculos para uma maior organização do treino. No primeiro dia de atividade divide entre peito, ombro e tríceps, no segundo divide entre costas, braços, bíceps e abdômen e no terceiro dia de atividade pernas e panturrilha. Todas as atividades são geralmente divididas em cinco séries de 10 a 15 repetições conforme a capacidade física de cada.

5. Fazer séries de abdominais

Depois de terminados todos os exercícios, a maioria dos atletas reserva um momento para os abdominais. Esta rotina diária é feita de acordo com a atividade física que se faz durante a semana (três, quatro, cinco ou mesmo seis vezes ao dia).

6. Terminar os exercícios com alongamentos

Ao terminar as atividades físicas é fundamental que os jogadores realizem sempre alongamentos. Estes, vão ajudar a relaxar os músculos que foram tensionados durante as atividades e alongar os tecidos em torno das articulações, proporcionando uma maior sensação de relaxamento.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

As principais funções de um presidente de um clube de futebol

Existem inúmeras definições sobre o que é a liderança e como um presidente a pode exercer e ser encarado como um líder. No entanto, a liderança pode ser exercida dentro de uma associação/empresa/clube que é constituída por um grupo de pessoas com determinadas responsabilidades, mas também pode ser exercida por alguém, nomeado ou não, com vista à obtenção de determinados objetivos comuns específicos. Neste sentido, sendo um clube de futebol encarado como uma associação, o seu presidente terá de ser o seu líder, pois é a ele que os restantes funcionários do clube (treinadores, jogadores e adeptos ou simpatizantes) se dirigem quando pretendem resolver assuntos relacionados com o clube.
 O presente artigo pretende dar a conhecer as principais funções de um presidente de um clube de futebol, bem como indicar como este se deve relacionar com os treinadores, jogadores e comunicação social.

1. Apoiar o trabalho da equipa técnica

Para exercer esta função da forma mais correta e eficaz, o presidente de um clube de futebol deve procurar acompanhar, estimular, orientar e apoiar o trabalho dos seus treinadores e dos seus jogadores, com idas regulares ao local de trabalho destes, neste caso o campo de treinos de futebol. Este tipo de função permite que o presidente do clube de futebol estabeleça uma relação de maior proximidade com a sua equipa de trabalho.

2. Avaliar o desempenho dos funcionários do clube

Esta função permite ao presidente do clube de futebol analisar o desempenho quer dos seus treinadores, quer dos seus jogadores nas suas respetivas funções. Para tal, deve procurar criar um ambiente de diálogo com a sua equipa, para que se possa proceder à correção e redefinição dos objetivos propostos inicialmente, se necessário.

3. Cumprir com os deveres do clube

Deveres para com o clube, obrigações profissionais, atividades desportivas e culturais. O presidente de um clube deve procurar alcançar um equilíbrio entre o que são os seus deveres e as obrigações profissionais para com o clube, e a prática de atividades desportivas e culturais. Sendo presidente de um clube de futebol, deve também motivar e estimular a prática de outras modalidades desportivas, para que desta forma consiga atrair outro tipo de massa associativa ao clube, isto é, pessoas interessadas em assistir a outras modalidades desportivas.

4. Instituir um gabinete de comunicação eficaz

O presidente de um clube de futebol deve exercer um controlo sobre os seus treinadores, jogadores e comunicação social, no sentido de os alertar para que certos comentários, opiniões e atitudes podem denegrir a imagem de um clube de futebol.

5. Estabelecer um clima de diálogo entre todas as partes

A forma como um presidente de um clube de futebol se relaciona com os seus liderados (treinadores, jogadores e comunicação social) é de extrema importância para as funções que desempenha. Este deve procurar criar um clima de diálogo entre estas diferentes partes, deve exigir delas o que tiver de exigir com vista a obtenção dos objetivos propostos inicialmente para o clube de futebol, da forma mais eficiente e humana possível, para que em conjunto todas as partes envolvidas atinjam os seus objetivos e potencial, alcançando desta forma os resultados pretendidos para o clube de futebol.