sexta-feira, 28 de junho de 2013

As condições ideais para lutar pela conquista de um título

No futebol atual, altamente competitivo e dependente do sucesso desportivo para alcançar o sucesso financeiro, a premência em alcançar títulos é a meta principal dos grandes clubes. Mas, afinal, quais as condições ideais para um clube chegar ao título? Saiba quais são ao conhecer a importância dos recursos humanos, das infraestruturas e da eficácia do dirigismo de cada clube.




Recursos humanos


Bom plantel


A equipa principal, os suplentes e os reservas devem constituir-se como um grupo de trabalho equilibrado em quantidade e qualidade; nenhum clube poderá alcançar títulos, nem que seja o favorito no mercado das apostas, se não tiver um conjunto de jogadores capazes de fazer a diferença perante os concorrentes.


Boa equipa técnica


O treinador principal, adjuntos e treinadores de guarda-redes terão de constituir uma equipa coesa e competente, capaz de transmitir aos jogadores a ambição e as competências essenciais para atingir os objectivos a que o clube se propõe.


Bom staff de apoio


A equipa médica, os psicólogos, nutricionistas, funcionários administrativos, roupeiros, entre outros, devem formar uma equipa de apoio que seja capaz de garantir um sustentáculo seguro ao bom desempenho do plantel.


Equipa de observação e de prospecção


Os observadores dos jogos dos adversários e os olheiros de jogadores a contratar são indispensáveis na preparação dos jogos e na procura dos reforços necessários para o plantel principal.


Adeptos


O grande número de adeptos, especialmente de associados. Para ganhar campeonatos é necessário um número de adeptos suficientes para apoiar a equipa e, ao mesmo tempo, contribuir para sustentar financeiramente o clube através da bilheteira, quotas e consumo de merchandising.


Equipa de marketing


A equipa de marketing deve ser eficaz, capaz de promover a imagem do clube e, ao mesmo tempo, gerar receitas através de campanhas de marketing competentes.


Infraestruturas


Estádio


Para lutar pelo título de campeão, é necessário que um clube tenha um estádio de boas dimensões, bom relvado e lotação considerável para proporcionar boas condições de trabalho aos jogadores e receber um número significativo de apoiantes. É o caso de clubes como o Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Bayern de Munique, entre outros colossos europeus.




Campos de treinos


Estes devem ser de boa qualidade para assegurar a preparação eficaz da equipa.


Ginásio e consultório médico


É fundamental encontrar ginásio e consultório médico nas instalações do clube a fim de manter a boa forma física do plantel.


Locais de atendimento aos associados e lojas de merchandising

Estes espaços garantem um bom serviço aos associados e são essenciais para a angariação de receitas e de apoios.


Centro de treinos

É preciso que o clube tenha capacidade de investimento na formação para que o clube não dependa de avultados e constantes investimentos em contratações.


Dirigismo

Os dirigentes de um clube de futebol devem ter um forte sentido empresarial mas também bons conhecimentos na gestão do futebol. Pretende-se que sejam capazes de criar estruturas de crescimento sustentado do clube e também que revelem capacidade de ação no plano desportivo, nomeadamente nas contratações de jogadores. Assim, de uma forma geral, devem reunir as seguintes competências:
  • Bom relacionamento com as estruturas dirigentes do futebol nacional, quer no plano organizativo das provas, quer de arbitragem.
  • Bom relacionamento com empresários de jogadores para que seja garantida a aquisição de reforços na medida das necessidades de rendimento desportivo da equipa.
  • Bom relacionamento com a Comunicação Social e dinamização da imagem do clube, essencial para angariação de adeptos e de apoios.
  • Facilidade no relacionamento com clubes e organizações estrangeiras como a FIFA para promover a imagem do clube.
  • Aptidão na obtenção de patrocínios e contratos de parceria, essenciais para a sobrevivência financeira e sucesso do clube.
  • Ter a capacidade de promover o equilíbrio financeiro e estabilidade económica a longo prazo, garantindo a sustentabilidade do projeto. Exige-se, dessa forma, um bom relacionamento com entidades financiadoras, nomeadamente instituições bancárias para acorrer prontamente a todas as necessidades de investimento.