sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Como escolher uma equipa de futebol

Futebol, esse desporto magnífico que é capaz de mover multidões, cidades e países. Mas porque será que este é o “desporto-rei”? Será pela beleza do jogo? Será pela festa nas bancadas? Será o mediatismo dos intervenientes? A verdade é que o Futebol conquistou o planeta. Não importa a raça ou a idade. Não importa a língua ou o local. Toda a gente sabe do que se trata, toda a gente ouve falar constantemente desde espectáculo.

Sendo possível gostar do jogo sem torcer por uma equipa em especial, tudo se torna mais apaixonante quando o nosso sangue ferve por um clube. Quando vemos a nossa equipa, o nosso clube em acção, o coração palpita, a adrenalina corre, a tensão aumenta, os músculos contraem, a garganta seca. Somos capazes de gritar, de berrar a plenos pulmões (mesmo estando a ver o jogo na televisão e sabendo de antemão que ninguém nos ouve…a não ser os vizinhos!). A bola aproxima-se da nossa área e toda a gente diz “tira a bola daí”! A bola aproxima-se da baliza adversária e já se grita “golo!” bem antes do remate final ser executado! É uma religião, uma espécie de fé. Trata-se de amor por um clube.





Como escolher a sua equipa

Mas então como escolher uma equipa? Como perceber qual o clube que mexe com o coração? Escolher uma equipa pode ser algo inato como pode ser algo ponderado e racional. Existem diversos factores que podem servir de grande ajuda para a escolha. Começando então pelo mais básico:


A influência da família

Quem já não sofreu às mãos de diferentes membros da família dizendo que se tem de torcer por estes ou por aqueles. Geram-se verdadeiras batalhas entre os familiares. E, de forma a agradar a uma das pessoas, é possível escolher assim um clube. Especialmente quando se é criança, existe uma espécie de suborno para apoiar determinado clube. “Ofereço-te um equipamento”, diz um! “Eu faço-te sócio”, diz outro!


Os vencedores

Uma outra forma de escolha será torcer pela equipa vencedora, ou seja, quando se é mais novo, existe uma grande tendência para se ser devoto pela equipa que mais ganha.


A equipa da cidade

“Eu sou do Norte logo torço por uma equipa nortenha”. “Eu sou do Sul, tenho de apoiar uma equipa desta zona”.


Jogadores/Treinadores

Por vezes gosta-se ou admira-se tanto determinada personalidade ao nível do Futebol que se acaba por gostar da equipa na qual essa pessoa se encontra inserida.

Passando agora para uma escolha mais ponderada. Quando já se percebe um pouco mais do jogo em si mas ainda não temos a certeza por qual equipa o coração bate, é possível analisar alguns factores para ajudar na selecção do clube.



Estilo de jogo

Admirar e torcer por uma equipa pois somos cativados pelo Futebol que pratica. E a partir daí ficámos como que hipnotizados por esse clube. Quer admiremos um estilo de jogo rápido, com contra-ataques mortíferos ou em oposição, gostar de um jogo de posse, trocas de bola constantes, movimentações planeadas ao milímetro. Opiniões diferentes mas inteiramente válidas.


Espectáculo

Fascinação pelo estilo de jogo. Perfeição espalhada no campo. Magia. Bola sempre redonda nos pés de qualquer jogador. Quem não ficaria fascinado por uma equipa assim?!

Todos estes são factores são válidos para a escolha de uma equipa. Quer se nasça com o coração pintado de determinada cor, quer se pense e raciocine por quem iremos torcer…o que interessa é a paixão pelo jogo. Isto é Futebol!



Sem comentários:

Enviar um comentário