quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A importância das claques no futebol

Atualmente, o futebol assume-se como o desporto mais praticado do globo e movimenta milhares de pessoas de todas as idades. Trata-se de uma assistência única que procura experienciar emoções fortes, assistir a bons espetáculos e, acima de tudo, torcer pela sua equipa do coração. Porém, dentro destes milhões de espetadores, existem grupos de adeptos, em menor número, que são mais efusivos e vivem as emoções de forma mais intensa: as claques de futebol. Conheça a importância das claques no futebol e saiba como é que elas apoiam os respetivos clubes.

Conceito, missão e importância

As claques definem-se como um conjunto de adeptos que acompanham e apoiam regularmente a sua equipa de eleição. Elas assistem aos jogos da equipa (fora e em casa) e revelam-se uma parte fundamental do clube. De facto, são durante os jogos que estas mais se manifestam, uma vez que apoiam o clube através de cânticos e materiais de índole diversa que incluem bandeiras, estandartes, diferentes instrumentos musicais, em especial de percussão, e cartazes com mensagens de apoio ao clube ou mesmo dirigidas aos dirigentes e restante massa adepta: do seu clube e do adversário. As claques apoiam incondicionalmente a equipa de forma permanente ao longo da partida nos momentos de maior e menor intensidade do jogo e é neste aspeto que reside a sua principal importância, pois são o principal motor de apoio à equipa, incentivando e arrastando a sua efusividade à restante massa adepta.

Alcance e influência

As claques são a principal face da massa apoiante e, de uma forma geral, procuram representar todos os adeptos. A sua  influência no futebol é tão grande que, por vezes, chega a influenciar as decisões da classe dirigente. Também é de realçar que a insatisfação das claques para com determinado treinador acaba muitas vezes por condicionar a sua saída do clube. Por outro lado, a sua simpatia por um jogador específico pode, em certos casos, levar o treinador a apostar nesse jogador e coloca-lo em ação e a sua entrada levanta a energia dos adeptos no estádio e, consequentemente, o ânimo da equipa no terreno.

Claques organizadas e não organizadas

As claques diferem umas das outras pelo seu vínculo oficial ou não oficial com o clube que apoiam. Existe um grande número de claques que não têm este vinculo e que, portanto, não são vistas pelo clube como claques oficiais. No entanto, estas claques acabam por possuir a mesma importância e influência que as oficializadas até porque muitas vezes chegam a reunir um maior número de membros. Por outro lado, os clubes que possuam claques deste tipo podem muitas vezes ser alvo de multas, uma vez que para a autoridade é mais fácil que cada claque esteja devidamente declarada de forma a ser identificada com uma maior facilidade.

Confrontos e polémica

Os membros das claques veem o clube como uma extensão de si próprios. Para eles faz parte do seu ser fazer parte daquela organização. Este facto desenvolve em cada membro um sentimento de maior diferença e menor identificação para com as claques e torcedores adversários. Assim, nos momentos de maior tensão e intensidade, dão-se muitas vezes confrontos verbais para com as claques adversárias.
Estes confrontos já passaram muitas vezes do plano verbal para o físico, criando disputas que levaram a feridos e mesmo a óbitos. Todos os confrontos registados pelas claques acabam invariavelmente por penalizar os clubes torcedores, em especial através da atribuição de multas pesadas. Já ocorreram também confrontos entre as claques e as forças de autoridade. No entanto, e apesar destas situações serem esporádicas, a claque - no seu sentido mais amplo - vai muito além destas situações, sendo que a sua presença nos estádios não deve ser conotada como violenta. Afinal de contas o seu objetivo principal é apoiar o clube.
No fundo, as claques de futebol vão muito mais além dos meros casos esporádicos de violência, uma vez que elas se assumem como o principal colorido de um estádio, revelando-se os verdadeiros promotores da verdadeira festa do futebol no seu estado mais puro. A sua dinâmica é parte essencial deste desporto e continuará a sê-lo enquanto o futebol for parte do contemporâneo social actual.