Um clube de futebol que está integrado nas mais exigentes competições nacionais e internacionais, necessita de infraestruturas modernas humanas e materiais. A variedade de recursos que estão ao dispor dos jogadores e responsáveis pelos clubes mais modernos podem resumir-se na listagem que se segue e que, para mais fácil leitura, se encontra dividida em duas áreas: recursos humanos e materiais. Assim, em geral, as infra estruturas de um clube de futebol envolvem:
Recursos Materiais
Estádio e campos de futebol adequados
O relvado tem de ser mantido nas melhores condições possíveis, com boa qualidade de relva e meios de tratamento adequados, de forma a garantir a utilização em toda a época nas melhores condições. O estádio deve incluir bancadas que respeitem todas as normas de segurança nas mais variadas competições e que alberguem um número de adeptos de acordo com a implantação do clube na região onde está sediado.
Academia e campos de treinos
Com os correspondentes recursos humanos necessário a uma eficaz formação de jogadores devem ser capazes de assegurar o trabalho eficaz do departamento de formação e também os treinos regulares da equipa principal; assim, devem incluir bons relvados e com todas as infraestruturas necessárias para o efeito.
Balneários e áreas de preparação física
Esta zona não deve limitar-se a dar conforto aos atletas que a utilizam mas deve servir também de forma eficaz todo o trabalho do departamento médico e de preparação física. Assim, deve estar equipado com todos os recursos tecnológicos relacionados com a manutenção da forma física dos jogadores bem como tratamentos de recuperação de lesões.
Instalações para a imprensa e sala de conferências
No futebol moderno é fundamental um bom relacionamento com a imprensa, pelo que estes profissionais devem ser acomodados com o melhor conforto possível.
Área de marketing e merchandising
Serviços comerciais, exploração de bares, restaurantes ou outros. Todos os clubes devem promover um bom relacionamento comercial com os associados pois eles constituem uma importante fonte de receitas.
Zona envolvente
A zona envolvente das instalações desportivas: parques de estacionamento, zonas de segurança protegida, acessos eficazes que garantam a comodidade e segurança dos espectadores.
Pavilhão polivalente e outras áreas para outros desportos
Todos os clubes modernos procuram ter um pavilhão polivalente para as modalidades amadoras e outras áreas comuns para a prática de outras modalidades desportivas. Por exemplo, a pista de atletismo e a piscina são espaços que podem ser usados nos treinos da equipa de futebol ou na recuperação física dos jogadores.
Sede social
Trata-se de um local onde os associados e/ou simpatizantes podem ser recebidos com comodidade e eficiência.
Serviços de segurança
É fundamental que um clube de futebol esteja devidamente preparado para a organização dos desafios em casa. Esse é um dos critérios de segurança mais importantes que deve estar sempre assegurado para que as pessoas se sintam à vontade nas deslocações a um estádio de futebol.
Serviço de transporte
É exigido a um clube um serviço de transporte capaz de organizar as deslocações da equipa em segurança.
Recursos humanos
Departamento técnico
O departamento técnico inclui o departamento de prospeção, observação, scouting e preparador físico. Normalmente, este departamento atua de acordo com as ambições e objetivos desportivos traçados pelo próprio clube.
Departamento médico e de fisioterapia
Este departamento deverá garantir eficazmente o tratamento de lesões dos atletas.
Serviço de psicologia e orientação
Esta é uma área fundamental, uma vez que garante o acompanhamento dos jogadores e os mantém motivados e focados ao longo dos vários períodos de uma época desportiva.
Departamento financeiro
O departamento financeiro, como o próprio nome indica, procura preservar a saúde financeira do clube.
Departamento jurídico
O departamento jurídico deverá ser capaz de administrar com eficácia todo o relacionamento do clube com as instâncias legais do futebol.
A administração de um clube de futebol deverá ser moderna e eficaz, capaz de gerir todos os recursos humanos e materiais supracitados. Só assim é que é possível conduzir o clube aos objetivos traçados, preferencialmente, à conquista de títulos e troféus.